segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Vem ai a Festa da Louça?

Empresários do setor começam a discutir a possibilidade de realizar, ainda este ano, uma celebração diferente da tradicional Feira da Louça. O evento seria grandioso e reuniria não apenas expositores, mas também uma arena para realização de shows musicais.

A idéia é atrair um público ainda maior para a cidade e, de quebra, resgatar o título de "Capital da Louça". 

A principal dificuldade ainda concentra-se na escolha de uma área adequada para receber o evento. Um dos pátios do que em breve será a nova unidade da Caterpillar Brasil poderia ser uma saída a curto prazo. Dirigentes da empresa já sinalizaram positivamente para isso. 

Mas os problemas para realização de um grande evento alusivo à principal atividade econômica local vão ainda mais além. Os recursos para realização de uma "Festa" são escaços. Entidades representativas da classe, empresários e a própria Prefeitura Municipal não dispõe de erário para tamanho investimento.

A solução poderá partir da licitação de empresas para exploração da comemoração, nos moldes de outras grandes festividades que ocorrem pelo Brasil, o que garantiria ao menos as atrações artísticas. Mas para isso será necessária uma sintonia maior entre empresas e poder púbico.

Vale ressaltar ainda que o Governador Beto Richa comprometeu-se em apoiar a realização do evento, seja através de repasses do estado para o Município, ou por intermédio de patrocínio via rubrica do Turismo. Há muitas opções porém, pouco entendimento a respeito.

Ainda há empresários temerários com esta ideia. Há ainda muita resistência no próprio setor. Mas é certo que, sem que alguém dê o primeiro passo em direção a essa transformação, a cidade vai amargar pelo menos mais uma década até que seja possível investir na construção de um pavilhão de eventos que se torne palco da marca que Campo Largo ostenta, mas que nem ao menos reconhece entre sua própria sociedade.

Gabinete tuas paredes tem.... Vida!

Do alto da Avenida Padre Natal Pigatto chega a informação de que, mais cedo ou mais tarde, o Prefeito Edson Basso promoverá mudanças na Secretaria de Viação e Obras. A área tem sido apontada por muitos de seus aliados como "delicada". Reclamações com relação a malha viária bem como aos serviços realizados pelo órgão são alvos de críticas da população. 

Entretanto culpar apenas o secretário Vitor Okraska não é salutar. Os recursos disponibilizados no orçamento para o setor são minúsculos em comparação com o tamanho do problema a ser enfrentado.Sem dinheiro em caixa fica impossível trabalhar. 

A saída, explicam alguns assessores de Basso, pode estar na aquisição de dinheiro via empréstimos. A medida viria a calhar! Curitiba, por exemplo, utiliza integralmente sua capacidade de endividamento. Só assim a capital alcança os recursos necessários para tocar grandes obras, como a recente Linha  Verde, por exemplo.

Com relação a Campo Largo, o município utiliza menos de 20% de sua margem disponível.

Alvaro Dias protesta contra corte de sua aposentadoria de R$ 24 mil

O Senador Álvaro Dias protestou durante entrevista ao programa de rádio de Joice Hasselmann, hoje na rádio Band News Curitiba. Álvaro diz que foi pego de surpresa e que soube do ato que extingue sua gorda aposentadoria de R$ 24 mil mensais através da imprensa.

Para ele o cancelamento é ilegal e sua aposentadoria como ex-governador do Paraná é direito adquirido.

Hoje tem...

Sessão ordinária na Câmara de Vereadores de Campo Largo. Tem vereador prometendo pelos corredores da casa que esta noite vai distribuir "bordoada" para todos os lados. Um pão de queijo, daqueles do Brito, para quem acertar seu nome.

...

Mais uma etapa da campanha que está tirando o sossego do atual secretário de Obras do município. Adesivos com a frase "Ame Campo Largo: adote um buraco" começaram a ser distribuídos. É raro encontra-los, um sinal que a "onda" ainda não conquistou os campo-larguenses. Mas os organizadores do movimento afirmam dispor de cinco mil adesivos para serem distribuídos.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Edi Moreno pode deixar ninho tucano

O empresário e locutor de rádio Edi Moreno pode estar deixando o PSDB de Campo Largo. De acordo com pessoas ligadas a sigla, Edi estaria insatisfeito com os rumos do partido desde o ano passado.

Além disso pesa também o fato do PSDB local estar “esfacelado”. Há uma disputa entre Romeu Zanlorenzi e Alexandre Guimarães, filho do ex-prefeito Affonso Guimarães, pelo controle da sigla.

Para se ter uma idéia da desarticulação tucana, nenhum membro do diretório municipal participou, esta semana, da visita do Governador Beto Richa, do PSDB, a cidade. Nas eleições do ano passado, a cúpula tucana local perdeu a coordenação da campanha de Richa no Município para o PSB de Carlos Andrade.

Nas eleições de 2008 Edi Moreno concorreu ao cargo de vereador. Foi o 4º mais votado pelo PSDB com 726 votos, ficando atrás somente dos eleitos Lucir Marchiori e Celsinho Açougueiro, e do suplente Romeu Aleixo, nome tradicional da política campo-larguense.

Exclusivo: Campo Largo é a 2ª cidade paranaense no ranking de óbitos de jovens em acidentes de transporte

O estudo, divulgado ontem em Maceió (AL) pelo Instituto Sangari, mostra um mapa da violência em todo o Brasil desde 1997. No caso de óbitos de jovens causados por acidentes de transporte ou trânsito, Campo Largo fica atrás no Paraná apenas de Cambe, com uma taxa de 49,6 acidentes para cada 100 mil habitantes.

O ranking leva em conta os dados dos anos de 2006, 2007 e 2008. Entre todas as cidades brasileiras Campo Largo ocupa a 62ª posição (vide infográfico).

Clique na imagem para visualizar melhor

O Paraná ocupa a 9ª posição, figurando entre os estados brasileiros com maior índice de violência. Somente entre os anos de 1997 e 2007, segundo a pesquisa, ocorreram 25.474 assassinatos em todo o Estado

Em relação aos dados sobre homicídios apresentados pelo Instituto Sangari, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), contesta: "Antes de avaliar os números da pesquisa é necessário lembrar e esclarecer que os dados fornecidos pelas cidades através do sistema do Ministério da Saúde apresentam divergências em sua cobertura, muitas vezes não representando a totalidade dos crimes registrados", diz em nota. "A própria pesquisa afirma que as informações utilizadas ainda estão sujeitas há uma série de limitações e críticas, expostas pelo SIM. Ainda neste tema, o próprio Ministério da Justiça acredita que para haver a comparação através de ranking é preciso criar um banco de dados criminal único".

Pessuti pode assumir cargo no Banco do Brasil

Um abaixo-assinado indicando o ex-governador Orlando Pessuti (PMDB) para a vice-presidência de Agronegócios do Banco do Brasil está com o ministro da Casa Civil, Antonio Palocci, e o vice-presidente da República, Michel Temer. O pedido é assinado por cinco deputados federais do PMDB e a senadora Gleisi Hoffmann. As informações são do site O Estado do Paraná.

Da bancada de congressistas do Paraná, apenas o senador Roberto Requião (PMDB) e o deputado federal João Arruda (PMDB) não subscreveram o documento. Os articuladores do movimento pró-Pessuti foram os deputados federais Moacir Micheleto e Osmar Serraglio.

Outro documento vem sendo preparado no PMDB. É para ajudar na indicação do ex-deputado federal Rodrigo Rocha Loures para um cargo de direção na Caixa Econômica Federal. Porém, enquanto a situação de Pessuti não for definida, o caso de Loures, que foi candidato a vice-governador na chapa de Osmar, fica “congelado”.

Nova rodada da enquete da Folha de Campo Largo

A enquete promovida pelo Jornal Folha de Campo Largo vem mobilizando um "batalhão" de adeptos dos grupos políticos locais. Em seu portal na web a Folha já coletou mais de 2 mil votos. A amostragem vem sendo considerada por alguns como uma prévia de uma eventual pesquisa em torno dos possíveis nomes a sucessão do gabinete do alto da Avenida Padre Natal Pigatto.

Nesta nova rodada, Carlos Andrade (PSB) segue a frente, seguido por Maurício Rivabem (PTN) e Aristeu Rivabem (PSC). Confira abaixo os números atualizados da enquete:

Carlos Alberto de Andrade (PSB)  ------------------------------- 37.02%

Maurício Roberto Rivabem (PTN)  ------------------------------ 30.87%
 
Aristeu Rivabem (PSC) ---------------------------------------------  9.59%

Affonso Portugal Guimarães (PSDB) ---------------------------  4.91%

Romeu Augusto Zamlorenzi (Sem Partido) --------------------  3.2%
Os demais nomes sugeridos na enquete juntos somam 12,79%

Por onde anda o ex-vice prefeito Edilson Stroparo?

Uma questão que muitos, principalmente no meio político, querem saber. O médico Edilson Stroparo afirma que atualmente dedica-se a sua carreira como médico, e a sua clínica. Em mensagem via Facebook adiantou que em Março embarca para Firenze, na Itália, onde participa de um congresso.

Stroparo foi eleito vice-prefeito na chapa encabeçada pelo saudoso Newton Puppi em 1997. Durante aquele governo, Stroparo e Puppi discordaram em algumas posições, o que causou seu rompimento político com o grupo liderado pelo prefeito.

Em 2004 Stroparo foi um dos coordenadores da vitoriosa campanha de Edson Basso à Prefeitura Municipal. Em 2005 assumiu a diretoria da COMLAR e, em 2006, deixou o comando da autarquia, desligando-se politicamente do grupo de Basso.

Em 2007, a convite do então Prefeito Caboclo, de Balsa Nova, Edilson Stroparo assumiu o comando da Secretaria de Saúde daquela cidade.


Questionado sobre seu afastamento da cena pública, Stroparo disparou: "deixei a política, mas nunca deixarei de me interessar pelas coisas de nossa cidade, nosso estado e nosso país".

Anima Tudo - Começam as articulações

Clique na imagem para visualiza-la.

Manchetes dos jornais de Campo Largo desta sexta-feira, 25 de Fevereiro

O Metropolitano

Fim da Divisão em Campo Largo
Rodonorte pode antecipar obra e bairros situados entras as piustas se integrarão com a cidade

Richa anuncia casas populares

Tubos do ligeirinho devem ser retirados do centro

Frota de veículos dobra em dez anos

Caproni assume comando dos Bombeiros

Folha de Campo Largo

Fechado desmanche de motos no Cambuí


Autorizado início das obras de 96 casas populares


Campo Largo comemora 140 anos de Emacipação


Identificado homem morto dentro de carro


Morador do Santa Ângela assassinado a tiros


Suspeito de furto escapa de linchamento

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Ex-vereador é condenado à prisão por agredir jornalista em MT

RODRIGO VARGAS - DE CUIABÁ PARA FOLHA ON LINE

A Justiça de Mato Grosso condenou a um ano de prisão em regime aberto o ex-vereador Lourivaldo Rodrigues de Morais (DEM) pela agressão cometida contra uma jornalista que tentava entrevistá-lo em junho do ano passado em Pontes e Lacerda (440 km de Cuiabá). 

O episódio ocorreu dentro de uma delegacia, instantes após o então vereador, 48, conhecido na cidade como Kirrarinha, saber de seu indiciamento por suspeitas de invasão de propriedade e denunciação caluniosa. 

Questionado sobre o assunto pela jornalista Márcia Pache, Kirrarinha ficou irritado e a agrediu com um tapa no rosto. À ocasião, Márcia, 45, trabalhava como repórter em uma afiliada local do SBT.
A força do golpe, que chegou a derrubar a jornalista no chão, foi registrada em um vídeo que se espalhou pela internet. Entidades como a Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) e o Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso repudiaram o episódio. 

 
Em sua sentença, o juiz Gerardo Humberto Alves da Silva Junior disse que Márcia foi agredida "por tentar exercer a sua profissão de jornalista, o que é absolutamente inadmissível". 

"O crime foi cometido como forma de retaliação pelo trabalho desenvolvido pela vítima", disse na sentença.
Kirrarinha foi condenado por lesão corporal. O juiz ainda considerou como agravante o fato de a vítima ter sido atingida "de surpresa", sem possibilidade de se defender. Cabe recurso. 

O ex-vereador merece "severa reprovação social por seus atos", disse o magistrado. "Essa atitude não é esperada de quem à época, exercia o nobre cargo de vereador." 

A Folha não conseguiu contato com a jornalista e o ex-vereador. Em entrevista anterior, ele se disse vítima "uma perseguição implacável" por parte de opositores e pediu desculpas pela agressão.
"Esse tipo de atitude não é da minha índole", afirmou. 

Anima Tudo - Papagaios me mordam

Clique sobre a imagem para visualiza-la em tamanho natural.

Richa agradece apoio de Carlos Andrade e exalta força do PSB no Paraná



Durante sua primeira visita oficial a Campo Largo, na última terça (22), o Governador do Paraná Beto Richa foi recebido com festa pelos membros do diretório local do PSB (Partido Socalista Brasileiro). Acompanhado do Presidente Estadual da sigla, Severino Araujo, um dos principais coordenadores de sua campanha em 2010, Richa fez questão de agradecer publicamente o apoio recebido pelo partido.

No encontro com o Coordenador Regional do PSB, o campo-larguense Carlos Andrade, Richa agradeceu o importante apoio no município. Coube naquela ocasião à Carlos Andrade coordenar a campanha de Beto em Campo Largo.

Mas o Governador foi mais além. Estendeu os agradecimentos ao PSB em seu discurso, durante a assinatura da ordem de serviço que autoriza a construção de 96 unidades habitacionais na cidade. Richa enfatizou a importância do PSB em sua vitória e exaltou a força de suas lideranças em todo o estado, particularmente em Campo Largo.

A manifestação de Richa foi acompanhada com satisfação por Carlos Andrade, que caracteriza o ato como “Um voto de confiança no partido”. Para Andrade, Beto Richa soube reconhecer a importância do empenho do PSB em sua eleição: “Ele [Beto Richa] demonstra não apenas gratidão, mas prova que nós, do PSB, estamos trabalhando em perfeita sintonia com o projeto de gestão proposto para o nosso estado”.

Carlos Andrade não esconde seu contentamento com tais circunstâncias, e pretende avançar o dialogo com o Beto Richa em busca de investimentos importantes para o município. “O Governador se comprometeu conosco durante sua campanha em viabilizar uma série de importantes realizações para nossa cidade. Uma delas é a duplicação da BR 277. Uma luta de todos os campo-larguenses que agora ganha a força do Governador para tornar-se realidade” – finaliza Carlos Andrade.

Osmar Dias e os saldos da campanha

O que se comenta por aí é que vários fornecedores da Campanha de Osmar Dias ao governo do Estado levaram calote. Segundo alguns blogueiros, foram feitas compras em vários lugares durante a campanha e até agora nada foi pago.

Em um restaurante conhecido, na zona Norte de Londrina,  ficou uma pindura de quase R$ 12 mil pelo fornecimento de marmitex. Já uma empresa de segurança amargou um prejuízo de R$ 16 mil. Isso sem contar vários funcionários de comitês eleitorais na cidade que aguardam há quase quatro meses uma luz da campanha de Osmar Dias.

Os coordenadores locais, entre eles algumas figuraças com mandato eletivo, que contrataram os serviços, saem pela tangente empurrando a peteca para o comando estadual do PDT.

Assembléia pode acabar com super aposentadorias de ex-governadores

Do Blog da Joice

Uma comissão com cinco deputados vai analisar em 20 dias a proposta de emenda constitucional que pretende extinguir as aposentadorias de ex-governadores do Paraná. A proposta é do deputado Mauro Moraes (PSDB), e tramita a 8 anos na Casa. Hoje, o presidente da Assembleia, Valdir Rossoni (PSDB), deu um prazo de cinco dias para os partidos indicarem os deputados que vão compor a Comissão Especial. Atualmente, sete ex-governadores e quatro viúvas recebem o benefício.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Mudanças podem atingir diretórios de partidos de Campo Largo

Alguns partidos políticos de Campo Largo podem sofrer alterações em seus diretórios ainda este ano. Um reflexo do resultado das ultimas eleições, realizadas em outubro do ano passado.

Em Curitiba correm rumores do descontentamento da alta cúpula do PP com seus membros locais. Outro partido, que neste caso que ficou a deriva desde as eleições de 2008, é o PMN, que deve mudar de comando em breve. 

Já no PSDB cogita-se uma queda de braço entre facções ligadas ao ex prefeito Affonso Guimarães e o ex vice prefeito Romeu Zanlorenzi. 

Muita água ainda vai rolar sob a ponte da política partidarista municipal e, tudo por enquanto, não passa de mero rumor. Mas, como explica o dito popular, "Onde há fumaça, há fogo".

Mais sobre o novo jornal

O amigo e repórter Flávio Barscz escreveu comentando a noticia apurada pelo "O Para Raio" sobre o lançamento de um novo jornal em Campo Largo. Segundo Barscz, o jornal não tem qualquer ligação política, tanto com o Deputado Federal Alfredo Kafer (PSDB) quanto com o o suplente de Deputado Estadual Mauricio Rivabem (PTN). Porém, Barscz confirma que Rivabem escreverá para o jornal.

Barscz afirma que o projeto é todo desenvolvido por ele mesmo, sem qualquer apadrinhamento político ou financiamento de terceiros.

Flávio Barscz garante que o jornal não contará com publicidade governamental: "Não será usado [o jornal] como palanque politico, e será mais um meio de comunicação da cidade de Campo Largo e também em Balsa Nova, só com um grande diferencial, não terá publicidade da Prefeitura Municipal de Campo Largo, muito menos da Cocel" - ironiza.

Flávio não divulgou a data oficial de lançamento do novo jornal, tampouco como se chamará o períodico. Até que novidades sobre o assunto "pipoquem", resta apenas desejar ao colega muito boa sorte com o novo desafio.

Afinal de contas, quando tratamos da imprensa, quanto mais a mídia se fortalece, maior a idoneidade, o que certamente amplifica a coerência da opinião pública.

De papo com Beto Richa...

O vereador e presidente da Câmara de Vereadores, Josley Andrade, do PSC. Qual terá sido o assunto: sucessão municipal? Eleições 2012? Ou a fraca representatividade do diretório tucano local?

Novo jornal na praça campolarguense?

Boatos dão conta do lançamento, já no próximo mês, de um novo jornal impresso com circulação na cidade de Campo Largo. Segundo a conversa que ronda os corredores políticos o mesmo teria 16 páginas e será rodado inteiramente em Cascavel. Por trás da nova mídia estaria o suplente de Deputado Estadual pelo PTN, Mauricio Rivabem.

Na edição, reportagem e diagramação sabe-se apenas do nome do repórter Flávio Barsz.

O Deputado Federal Alfredo Kaefer (PSDB) é o dono do Jornal O Paraná, de Cascavel. Segundo fontes o tucano é quem financiará o projeto de Rivabem. 

Vale lembrar que, há alguns anos, Marcelo Puppi, filho do saudoso ex prefeito Newton Puppi, comandou um jornal com o mesmo perfil. O periódico servia apenas como instrumento político e veio a sucumbir pouco tempo após seu lançamento.

Em Campo Largo já existem três semanários: O Metropolitano, A Folha de Campo Largo e O Fato.

Disputa pelo PMDB de Curitiba: Doático Santos promete "sangrar até o último boy"

 De Roseli Abrão do Hora H News

Depois de admitir, na terça-feira (23), deixar o comando do PMDB de Curitiba, Doático Santos assina, no site “Rede PMDB” uma nota oficial na qual diz que não sai. Acusa aqueles que querem tirá-lo do comando do partido, em especial o deputado Stephanes Júnior, de quererem afastar do diretório municipal a influência do senador Roberto Requião para entregar o partido ao governador Beto Richa. “Sou como um peão de rodeio aposentado, pago pra não entrar numa briga. Quando entro, só saio depois sangrar o último boi, ou no caso o boy”, afirmou.

Pesquisa mostra Carlos Andrade na frente

A enquete realizada pelo site do Jornal Folha de Campo Largo já computou mais de 1500 votos. Até o momento o nome de Carlos Andrade do PSB aparece com 39,01%, seguido por Mauricio Rivabem do PTN com 21,27%. Aristeu Rivabem (PSC) aparece com 11,91%, enquanto o ex-prefeito Affonso Guimarães tem 5,63% e o ex vive prefeito Romeu Zanlrenzi (sem partido) chega a 4,19%.

Os nomes citados na enquete são os de possíveis candidatos a prefeito de Campo Largo, em 2012. A pesquisa não obedece metodologia cientifica e reflete apenas a opinião dos internautas que navegam no portal. 

Clique aqui para particpar da pequisa.

FEMOCLAM alerta para prazo de entrega e declaração

Atenção a  DCTF  Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais passa a  ser  mensalmente  e  a   declaração da  Rais  começou no  dia 17 de Janeiro de 2011  e terminara em 28 de Fevereiro de 2011. As entidades que não possuem certificado digital poderá optar  pela Procuração Eletrônica .

Maiores informações entre em contato com a FEMOCLAM  fone: (41) 3224-50-00  no  horário das 09:00 as 12:00 e das 14:00 as 17:00.

Grandes indústrias optam por energia fornecida pela COCEL


Algumas indústrias são consideradas consumidores “livres”, devido às características de seus contratos de compra de energia em alta tensão. Estes consumidores tem a liberdade de escolher de qual distribuidora querem comprar a energia elétrica que utilizam.

Em Campo Largo, algumas indústrias que são consumidores livres compravam energia de outra concessionária, mas no ano passado todas passaram a comprar energia da Cocel. É o caso da Porcelana Schmidt e da FTP Powertrain Technologies do Brasil (que havia herdado o contrato da Tritec com a Companhia Paranaense de Energia – Copel, e migrou para Cocel). As que estão em processo de instalação (Sig Combiloc e Caterpillar) também serão clientes da Companhia Campolarguense.

Para atender a futura demanda da Sig Combiloc, está previsto um investimento por parte da Cocel de aproximadamente R$230 mil. “O projeto da ampliação da rede já está em um estágio bastante avançado, e atenderá com folga as necessidades da empresa” – conta Cassiano Pianaro, gerente da Divisão de Distribuição da Cocel.

Vereadores aderem ao Facebook

Os vereadores de Campo Largo começam a aderir as redes sociais da internet. Depois de Jorge Júlio, do PSB, o presidente da casa Josley Andrade, do PSC, também aderiu a ferramenta interativa. O que pode até mesmo espantar alguns é o fato de ambos, Jorge e Josley, serem de origem simples. Com forte atuação em Distritos do interior do município eles provam aqueles que os subestimam que surpreender é apenas uma mais uma de sua qualidades.

Não podemos esquecer que muitos não acreditavam na eleição de Jorge Julio em 2004, tampouco em sua reeleição na quatro anos mais tarde, em 2008. Já Josley chegou a ser utilizado como motorista na Prefeitura durante a primeira gestão de Basso. A serviço do Provopar, cabia ao hoje presidente da Câmara de Vereadores mendigar sobras de frutas, verduras e outros produtos nos boxes da CEASA. 


Brasília tem um conde.

Conde Sarney, da Amapalvânia: celébre sangue suga do Congresso Nacional

Curioso, não?

O sorisso no rosto de muitos pemedebistas ontem. Pareciam contentes com a visita do Governador Beto Richa à Campo Largo. Até mesmo os mais radicais, que levaram ao pé da letra os conselhos requianistas e carregaram nos ombros o Urtigão, estavam lá. 

Richa aproveitou o discurso para afirmar que "não guarda rancor" e dirigiu-se ao Prefeito Edson Basso, um dos generais da campanha de Osmar Dias da RMC afirmando "não ter merecido" seu apoio. Entretanto, Richa deixou claro que o Paraná vive "um novo tempo, e um novo jeito de governar". 

Nitidamente Basso tem muito mais pontos em comum com Richa do que com seu amigo, o Senador Roberto Requião. Ambos tem dialogo, não guardam rancor e sabem muito bem lidar com seus adversários políticos, sem perder a classe e a dignidade.

Richa anuncia duplicação da BR 277 no trecho Campo Largo




Em visita ao município de Campo Largo na ultima terça-feira (22), o Governador do Paraná Beto Richa revelou que a concecionária Rodonorte já tem pronto um projeto para duplicação do trecho da BR 277 que corta a área urbana da cidade.

A obra tiraria de dentro da cidade o trecho da estrada usado no sentido interior-capital. “Vamos tirar o projeto do papel. Agora existe diálogo. Dessa forma vamos reduzir as tarifas de pedágio e garantir a retomada dos investimentos nas estradas”, assegurou Richa.

Com isso o Prefeito Edson Basso pode deixar de lado o projeto que tramita no DNIT, em Brasília, desde 2008, que prevê a construção de pelo menos uma trincheira sob a rodovia.

Em dias de grande fluxo de veículos, como no retorno de um feriadão, por exemplo, o trecho urbano da rodovia torna-se instrasitável, tanto para usuários da rodovia, que vêem o tempo do trajeto aumentar em 6 vezes devido a lentidão do transito. Para os moradores dos bairros que ficam à margem esquerda da Pista Sul, o tempo levado para realizar o cruzamento da estrada pode chegar a até 50 minutos. 

Doático denuncia golpe contra Requião

Do blog do Fábio Campana
 
“Qualquer plano para o PMDB de Curitiba passa primeiro pela ‘participação’ do Senador Requião. Não sendo assim, é golpe.” Assim, Doático Santios, cacique do PMDB de Curitiba, informa à praça que há um conluio para desbancar Requião do partido. Urdido, evidente, pelos deputados e membros do partido que hoje fecham com a candidatura de Gustavo Fruet poara prefeito de Curitiba.

Projeto previa construção de mais 600 casas populares em Campo Largo

O empresário e amigo Jeferson Pallu, membro do CONCIDADES, informa que Campo Largo poderia ter sido beneficiada com a construção de mais 600 unidades habitacionais. Segundo Pallu, tudo vinha sendo intermediado através do Movimento Nacional de Moradias Populares. Havia a opção de construção das 600 unidades mas, ainda de acordo com Jeferson, a Prefeitura Municipal optou pela execução de projeto para construção de apenas 120.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Beto agradece Carlos Andrade pelo apoio em Campo Largo

Em sua primeira visita oficial a cidade de Campo Largo, na RMC, o Governador Beto Richa fez questão de, ao abraçar o coordenador regional do PSB no Paraná, Carlos Andrade, agradece-lo pelo apoio nas eleições de 2010. O reconhecimento de Richa ao esforço de Carlos Andrade mostra o companheirismo e o respeito que ele tem seus aliados. 

As palavras de Richa acertaram em cheio o orgulho dos caciques que testemunharam o encontro, que reservaria ainda um parte especial de seu discurso dedicada ao PSB de Carlos Andrade e Severino Araújo, este último, presidente estadual da legenda.

Muita água ainda há de rolar por debaixo dessa ponte. Mas já se sabe que a visita de Richa torna-se um divisor na disputa politica local.

Mais 300 casas para Campo Largo

O vereador do PSB de Campo Largo Jorge Júlio, comentou a pouco em seu Facebook que o Prefeito Edson Basso aproveitou da visita do Governador Beto Richa para pedir a liberação de mais 300 casa do programa de habitação de fim social. Leia na integra o que o vereador publicou: "No ensejo nosso prefeito pediu para o governador assinar outro projeto para a construção de mais 300 moradias. Viva, nossa administração"

Grampos na Assembleia podem ser bloqueadores de escuta

Do Blog da Joice Hasselmann
 
A possibilidade de que os aparelhos encontrados no início deste mês nas salas anexas à presidência da Assembleia e primeira secretaria sejam apenas bloqueadores de escuta deixou preocupado o presidente da CPI dos Grampos, Marcelo Rangel (PPS). Afinal, a Casa está sob investigação do Ministério Público e da Polícia Federal desde o ano passado, quando estouraram as denúncias de desvio de verbas no Legislativo, através da contratação de funcionários fantasmas.

Documentos da Assembleia, aos quais a reportagem da Band News Fm teve acesso, mostram que no dia 21 de setembro do ano passado foram entregues materiais a serem instalados na sala de reuniões da presidência e primeira secretaria. A empresa que forneceu os detectores de rádio-frequência e bloqueadores de sinal foi a Menestrina. Ainda conforme os documentos, o valor pago pela Casa foi de 29 mil e 500 reais. A CPI vai apurar que equipamentos são esses e para que eles servem.

Basso: politico sereno e firme

A visita do Governador Beto Richa a Campo Largo nesta terça (22) exaltou uma qualidade rara no meio politico, a serenidade. A prova disso é o Prefeito Municipal Edson Basso (PMDB). Coordenador da campanha de Osmar Dias (PDT) em 2010, Basso não mostrou qualquer ranso e participou do evento ao lado do adversário de seu candidato derrotado. 

Maturidade politica? Bom senso? Me perdoem os rancorosos mas a atitude de Basso é mais uma mostra de suas qualidades, que o diferem de um politico comum. Seu exemplo deveria se estender não apenas no PMDB local, mas também entre outros grupos políticos. 

Basso sabe que precisa do apoio do Governo do Estado para governar bem seu município. Seu maior compromisso vai além da realização de suas promessas de campanha. Seu desejo é deixar a sede da Avenida Padre Natal Pigatto de cabeça erguida e, quem sabe, caminhar pelo Calçadão da Rua XV reconhecido como "melhor gestor que a cidade já teve". 

Capacidade de gestão Basso tem, e de sobra. Porém o tempo é escasso, mas não um obstáculo instransponivel. Até lá Basso já pode ser chamado de "politico sereno". Um diferencial neste meio, repleto de cascavéis que se arrastam pelos corredores do poder destilando seu veneno. 


Ao lado e Severino Araujo, Carlos Andrade mostra que tem "força" junto à Beto Richa

Durante a cerimônia que ocorreu hoje pela manhã na Casa da Cultura as atenções se voltaram para o secretário de Saúde de Campo Largo Carlos Andrade. Acompanhado do Presidente do PSB, Severino Araújo, homem forte na articulação politica do Governo do Estado, Carlos Andrade foi abraçado com vigor pelo Governador Beto Richa (PSDB). A cena causou ciúmes em muitos caciques da cena politica local e prova a força que Andrade tem junto ao grupo de Richa no Paraná.

Como profere o amigo Haroldo Wöhl em sua coluna semanal "Vatapá" do Jornal O Metropolitano: "as nuvens mudam de formato a todo instante". Porém, a nuvem que carrega o PSB de Carlos Andrade aproxima-o cada vez mais do Governo do Estado.

Enquete do Jornal Folha de Campo Largo omite Udo Schimidt

O Jornal Folha de Campo Largo lançou há uma semana em seu site na web uma enquete que, convenhamos, lista alguns dos prováveis nomes na lista de sucessão ao Prefeito Edson Basso em 2012. Estão lá desde o insistente nome de Affonso Guimarães (PSDB), até os do empresário Aristeu Rivabem (PSC) e os suplentes da Assembleia Legislativa do Paraná Carlos Andrade (PSB) e Maurício Rivabem (PTN). Até o sem partido Romeu Zanlorenzi foi lembrado. Mas, um dos nomes cogitados para o embate eleitoral, o  do presidente da COCEL Udo Schimidt, nem mesmo é lembrado. 

Em seu lugar estão nomes de menos prestigio no PMDB como da secretária de Governo Chrysthiane Chemin e do vereador Nelsão.

Vale lembrar que, há 18 meses do pleito, tal enquete tem o poder de fritar este ou aquele nome. Já aqueles que nem ao menos são citados nela, livram-se do azeite que refoga o intransigente jogo politico local.

Para conferir o resultado atual desta enquete, clique aqui.

Tucano tira Nelsão do sério

Mais uma vez o arquétipo do ex presidente Lula ensaiou um vermelhão , superada apenas pelo rosto ainda mais corado de raiva de seu companheiro da minoria, o vereador Sérgio Schimidt (PDT).Após o discurso de Celsinho Açougueiro (PSDB), Nelsão (PMDB) mudou completamente seu discurso. Resolveu justificar aquilo que, segundo ele, é a realidade pro trás do projeto de construção das 96 casas populares em Campo Largo. O sindicalista corou as bochechas e tentou colocar na mochila do seu colega e ex governador Roberto Requião o credito pela obra autorizada hoje pelo Governado Beto Richa. Segundo o pemedebista o projeto corre há anos.

Nelsão não faltou com a verdade. Pelo menos desta vez. Ele esqueceu de mencionar que não apenas as 96 casas de Campo Largo, assim como as mais de 100 do município vizinho de Campo Magro e uma série de outros projetos, aguardaram um bom tempo sob a mesa do presidente da COHAPAR Rafael Greca (PMDB), durante a ultima “Robertocracia”. 

Greca teve suas orelhas puxadas varias vezes por Requião quanto ao atraso dos projetos habitacionais em tramite no órgão. Por outro lado, Greca dedicou seu suor e atenção as acusações que estouraram na imprensa. Segundo elas, Greca “torrava” dinheiro da COHAPAR em restaurantes finos de Curitiba. Despesas astronômicas que vinham parar na tesouraria da companhia para serem quitadas. 

A verdade é que o PMDB queimou Romanelli (hoje secretário de Estado do Trabalho) quando este foi presidente da COHAPAR mas esqueceu-se que, em sua gestão, tais projetos corriam com maior agilidade. Greca assumiu e colocou a ferrugem da burocracia no órgão (ou será a trava da incompetência?), engessando os procedimentos.
Mas a verdade é só uma: enquanto Nelsão preocupa-se em debater sobre a paternidade das 96 casas, o Prefeito Edson Basso comemora a alegria de realizar o sonho de mais 96 famílias de baixa renda.

Celsinho Açougueiro: “Beto Richa tem consciência das verdadeiras necessidades do povo paranaense”


A Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Campo Largo, realizada nesta segunda-feira, 21 de Fevereiro, reservou um capitulo a parte ao vereador Celsinho Açougueiro (PSDB), que subiu a tribuna para comentar a assinatura da ordem de serviço para construção de 96 casa populares no município. O Ato, marcado para o dia seguinte, contou com a presença do Governador Beto Richa.

Para Celsinho, a vinda do governador, a primeira visita oficial desde que assumiu o comando do estado, prova sua simpatia com a “Capital da Louça” Já a atitude de Richa em agilizar os projetos de habitação de fim social, travados há anos na COHAPAR, exemplifica sua visão sob o pesadelo que muitas famílias que residem em áreas de risco vivem, principalmente nesta época do ano, com maior ocorrência de chuvas. “Beto Richa tem consciência das verdadeiras necessidades do povo paranaense. Tanto que vemos agora o seu esforço para amenizar os problemas causados pelas fortes chuvas, que assolam a Região Metropolitana todos os anos, amparando 96 famílias que convivem atualmente com a incerteza de dias melhores” – disse o vereador em seu discurso.

Celso exaltou a capacidade de gestão do governo tucano: “sugiro que esta casa e cada um de seus membros inspirem-se no modelo de gestão do Governador Beto Richa”  - declarou o vereador que comparou – “E isso, caro vereador Joslei Andrade, é algo que já estou vendo acontecer sob seu comando como Presidente da Câmara de Vereadores”.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best WordPress Themes