terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Basso desabafa durante audiência pública

Encontro produziu uma intensa troca de acusações entre Giovani Marcon, ex homem de confiança do Governo Municipal, e o Prefeito Edson Basso. 

Num tom de despedida o Prefeito Edson Basso participou esta manhã da audiência pública de prestação de contas do 3º quadrimestre de 2011. Na ocasião Basso falou dos avanços em sua gestão e destacou que 2011 foi o ano em que mais realizou investimentos, cerca de R$ 15 milhões, divulgou ele. 

O Prefeito aproveitou a ocasião para atender ao pedido da Câmara e convidou a secretária de Saúde, Chrystiane Chemin, para responder os questionamentos dos vereadores. Mas, quando o presidente da Câmara, Josley Andrade (PSC) concedeu a platéia o direito a questionar os membros do executivo, a audiência deixou de ser amistosa. 

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Giovane Marcon, que até pouco tempo foi homem de confiança de Basso no Governo, questionou o Prefeito inúmeras vezes quanto aos investimentos no setor. Ano passado foram gastos mais de R$ 22 milhões em saúde pública. Ao perguntar porque tamanho investimento não resultou na melhoria dos serviços prestados a população, Marcon ouviu de Basso uma retórica nada agradável: "Me responda você Giovani, que é presidente do Conselho e tem obrigação de ter essa resposta". Basso cobrou maior atitude do órgão, cuja função primordial é a de fiscalizar as aplicações do poder público na área de saúde. 

Ainda instigado por Marcon quantos aos problemas no Centro Médico Hospitalar, Basso surpreendente revelou que havia convidado o presidente do Conselho para ocupar a direção do Pronto Atendimento Municipal. Ainda, segundo Basso, Giovani recusou o convite por entender que não tinha "capacidade" para desempenhar a função. 

Ânimos exaltados. Trocas de ameaças. O Prefeito mostrou-se bastante decepcionado com o antigo aliado. Apesar disso, manteve o tom sereno e a postura firme. Em um momento houve bate boca entre Giovani Marcon e o Presidente da Cocel, Gerson Gabardo. Marcon negou que Basso houvesse lhe convidado para dirigir o CMH. Gabardo logo desmentiu o ex assessor do Prefeito, confirmando que estava presente na reunião em que Giovani desconsiderou assumir o comando do CMH. 

O Prefeito ainda revelou que o presidente do Conselho pressionava a secretaria de Saúde para que desse prioridade ao atendimento de determinadas pessoas, o chamado "esquema fura fila". 

Na queda de braço entre os dois ex companheiros, Basso levou a melhor. Resta a Giovani Marcon respirar fundo e encontrar novas acusações para disparar contra o "ex patrão". 


0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best WordPress Themes