terça-feira, 29 de março de 2011

Na Câmara, blog vira centro das atenções

Nem jornal, nem rádio, tampouco a TV. A mídia do momento para os vereadores Sérgio Schmidt (PDT) e Nelson de Souza (PMDB) é a web. Preferencialmente blogs. 

Antes de tomar nota sobre o que Nelson e Schmidt bradarm ontem a noite em plenário, vamos conhecer um pouco mais dessa incrível ferramenta de informação. 

Nos EUA os blogueiros são, há alguns anos, os principais articulistas políticos da imprensa. Tem liberdade para escrever o que pensam, sem que um editor tendencioso, a mando do patrão, lhe diga e quem bater e a quem defender. Têm audiência pois seus artigos são de acesso livre e gratuito. 

No Brasil os blogueiros começaram a aparecer para a cena política. Timidamente arregimentam mais adeptos e seus artigos se tornam referência até mesmo para outras mídias.

Em Campo Largo discutir política na web ainda tem cheirinho de novo. Nas ultimas eleições municipais algumas dezenas de jovens, todos os soldados das três principais frentes políticas que disputaram aquela eleição, trocavam acusações via Orkut. Naquele tempo eu apenas escrevia uma coluna sobre política para o jornal A Folha de Campo Largo. 

Agora a discussão política na web tornou-se mais ativa e influente. Há blogs como o Para Raio que recebem diariamente pouco mais de 600 visitas. Uma audiência superior até que alguns programas do rádio local. 

E o que os vereadores do PDT e do PMDB, Sérgio e Nelson, respectivamente, falaram a respeito? Ambos culparam o Para Raio de divulgar para todo o Brasil, as vexatórias imagens da agressão promovida pelo segundo contra um colega. Num "três cantos" (expressão usada eventualmente no jogo de cartas ou sinuca para definir armação, combinado) bem ensaiado, Schimidt ergueu a bola na área para Nelsão cabecear. "O culpado pela vergonha nacional é o Rudson Weber" - gritava Nelson, sob o olhar atento de dezenas de correligionários. Ou seriam "cupinchas", parafraseando o próprio Nelson.

Qualquer outro jornalista, no meu lugar, escrevendo sem remuneração e sendo ameaçado em plenário por gente poderosa, tomaria agora a atitude mais sensata. Porque escrever arduamente? Por paixão ou em troca das ofensas semanais que recebe na tribuna do legislativo? 

Esquecemos de valores cada vez mais raros nesse meio: a justiça, a verdade e a democracia. Quem é pai concorda: seria bom ver nossos filhos crescerem numa nação diferente daquela que a ditadura, o MDB e o ARENA deixaram para nós. 

3 comentários:

Anônimo disse...

TA CERTO VC RUDSON,PUBLIQUE ,O POVO PRECISA SABER QUEM É QUEM NESTA CAMARA DE VEREADORES....RETIRANDO 3 OU 4 VEREADORES....O RESTO É PURA INCOMPETENCIA E SÃO CAPAZES DE FAZER QQUER COISA PARA BENEFICIO PARTICULAR.....O POVO AGRADECE............NAO CONSIGO COLOCAR MINHA URL..GIOVANI VALENTE......TOCHA

Anônimo disse...

A CERCA DE 6 ANOS ATRAZ TINHA VEREADOR Q CHEGAVA AKI NO BAR CHAMANDO OUTRO VEREADOR DE TUDO...BRIGAVAM NAS SESSOES DA CAMARA,ERA BRIGA ATÉ NOS JORNAIS DA CIDADE....HOJE A CURRUPELA ANDA DE MÃOS DADAS......ISSO É POLITICA SEM PERFIL,PESSOAS Q FALAM COM O ''BOLSO''........GIOVANI....TOCHA

M.R.C. disse...

Não tenho o hábito de frequentar a câmara de vereadores mas ontem dia 28/03 estive lá, como cidadão Campolarguense que sou e eleitor do municipio.
Pois bem tentarei narrar o que vi e ouvi,uma equipe de vereadores totalmente despreparada para exercer o mandato que lhes foram dados pelos cidadões.
O Sr. Darci Andreassa falando e narrando coisas sem nexo algum. Contando do tempo que era presidente da liga campolarguense de futebol, e que foi caluniado por antigos vereadores.
O vereador Dirceu mocelim sem ter o dom da oratório colocou um texto em audio texto este que era nitido que o mesmo estava lendo.
O vereador Nelson ou Nelsão que até então eu não conhecia a figura pessoalmente, com certeza é o pior de todos que ali estavam, esbravejando e mostrando um slide do acontecido na sessão passada, a maioria dos aleitores que ali estavam comessaram rir porque era visivelmente nitido que era uma montagem do fato acontecido,o mesmo trouxe junto com eles alguns sindicalistas mais ou menos uns cinco,dentre eles um em especial me chamou a atenção estava com a camiseta da força sindical e não parava sentado nem por 5 minutos sai da cadeira e passava encarando todo mundo que ali estavam,um cara alto cabeludo,dando a impressão que ali estava para intimidar todos dentro daquela casa pois bem foi isso mesmo o que aconteceu. O vereador Wilson Andrade nem por um instante se quer pediu a palavra se amedrontando-se.
O que mais me chamou atenção que só existiam 2 seguranças particulares sem condição alguma de apassiguar os animos se acoso se alterassem.
Pergunta porque a guarda municipal não se encotrava ali pois a mesma foi criada para este intuito proteger o patrimonio publico.
Bem no final, lá no estacionamento onde quase todos já tinham ido embora e o vereador Nelsom ainda continuava seu discurso de bom moço, e o vereador Wilson continuava acoado????? a bélissima guarda municipal de Campo Largo passou? mas não chegou e passou rapida como se estive em perssiguição a um bandido.
Ontem os animos estavam assirados e a qualquer momento poderia ter dado uma confusão muito grande.
Como cidadão que sou peço que na próxima sessão a guarda municipal ou a policia militar se faça presente, ou paguem mais seguranças particulares para a prevenção de um fato que mais uma vez vai ser tornar publico e televisionado por todo o Brasil e expor a nossa cidade ao ridiculo. OBS. esta é minha opinião, se alguém não gostou um grande abraço att. M.R.C

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best WordPress Themes