Quase 48 horas após a denuncia, o Governo Municipal finalmente se pronuncia de maneira oficial sobre o caso envolvendo um repórter e o secretário de Segurança, Benedito Facini. Um vídeo divulgado na internet flagra uma dura discussão entre Facini e o repórter. Num determinado momento das imagens é possível notar uma suposta agressão do secretário. Mas, sobretudo, o vídeo mostra Facini claramente atacando o repórter verbalmente.
Em nota divulgada no final da tarde de hoje (01), o Governo contrapõe a versão do repórter: "em hipótese alguma houve agressão física. Durante a discussão o Secretário afirma que chegou a tocar o repórter - que insistia em avançar - somente para afastá-lo do local". Segundo o relato do Governo, o repórter atrapalhava o trabalho da Guarda Municipal, comprometendo "sua segurança e de sua família". O repórter estava, segundo a nota, presente ao local do assalto juntamente com sua esposa e filho, menor de idade.
O comunicado acaba com as especulações em torno da saída de Benedito Facini do cargo - "todo o trabalho realizado não pode ser desmerecido por uma única situação específica, claramente armada" - diz a nota. No documento, Facini acusa o repórter de provocar a situação "para promover um sensacionalismo que transgride radicalmente com os ideais de neutralidade da imprensa".
Repercussão
O vídeo repercutiu rapidamente pela internet e, tão logo foi noticiado pela equipe de jornalismo da Rádio Banda B, alcançou as redações de várias emissoras de TV. O caso rendeu criticas e mais uma pesada carga negativa sobre a imagem do Governo Municipal, envolto nos últimos meses a protestos e denuncias de supostas irregularidades.
Nas redes sociais, muitas pessoas condenaram a atitude do secretário Benedito Facini, mostradas no vídeo. Integrantes de um movimento popular na internet falam até em organizar um protesto para pedir o afastamento do secretário.
Facini assumiu a recém criada secretaria de Segurança no primeiro ano do segundo mandato de Edson Basso. Após a criação da Guarda Municipal, em 2008, e da instalação de um moderno sistema de vigilância com câmeras, ficou sob a responsabilidade do novo secretário organizar o sistema de segurança municipal.
Com a experiência de quem chefiou o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP) no Governo do Estado, Facini promoveu grandes ações, que resultaram no fim das recorrentes brigas de finais de semana, na Praça Getúlio Vargas, região central da cidade conhecida antigamente como "bobódromo".
0 comentários:
Postar um comentário