segunda-feira, 21 de maio de 2012

Aristeu Rivabem destaca importância do Observatório Social



Presente na reunião da JCI Campo Largo, Conjove e Acicla, na noite da última terça-feira (22), o empresário Aristeu Rivabem, presidente do PSC Campo Largo, destacou a importância da iniciativa dessas entidades, ao trazerem à cidade o presidente do Observatório Social de Guarapuava, José Abel Olivo, ex-auditor da receita estadual. Durante o encontro, José Olivo, proferiu palestra sobre o funcionamento dos observatórios sociais.

Diferentemente de outras iniciativas, o Observatório Social (OS) não prega somente o combate à corrupção, pois entende que o caminho para minimizar os desvios dos recursos públicos passa por avaliar e monitorar o sistema de compras das prefeituras e câmaras de vereadores, atuando ativamente junto aos responsáveis pela tomada de decisão e autorizadores dos gastos públicos.
Por meio da mudança nos processos administrativos, da capacitação dos servidores públicos e dos Conselhos Municipais e da gestão eficiente das compras, talentos humanos e recursos materiais, é possível fazer mais com menos, gerar indicadores positivos e desaguar em uma consequente gestão profissionalizada e transparente.

A visão da sustentabilidade da administração pública deve nortear as ações de todos os gestores e para isto deve-se provocar cons-tantes alterações nas práticas atuais, principalmente, nos quesitos gestão de compras, controle de estoques, administração de frotas, gerenciamento de processos, produtividade de equipes e a mensuração dos resultados através da elaboração de indicadores regionais.

OS em Campo Largo

O presidente da Acicla, Eloir Leal, também presente no encontro, destacou que a entidade cederá, em comodato, sala e recursos de informática e despesas como energia elétrica e telefonia para implantação do Observatório Social de Campo Largo, pois as mudanças necessárias tem de partir da sociedade civil organizada e conclama os empresários campo-larguenses a apoiarem a implantação. Segundo Leal, o OS fará um paradigma do antes e do depois da sua instalação.

Para o Presidente da JCI Campo Largo, Eloi Walfrido Zanin Junior, a instalação deste OS é fundamental para a passagem de Campo Largo a um seleto grupo de cidades progressistas e com sociedade comprometida com a gestão democrática, justa, eficiente e transparente.

Aristeu Rivabem disse que a iniciativa da JCI, Conjove e Acicla é fundamental para que a população possa exercer total controle sobre a ação dos seus representantes nos poderes Executivo e Legislativo, independente de partido político. Ele adiantou ainda, que é dever de todo o cidadão, participar dessa fiscalização, para que a Democracia se fortaleça, a cada dia.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best WordPress Themes