Presidente estadual do PSB lança Ducci como candidato à prefeitura de Curitiba
Por Fernanda Trisotto e Heliberton Cesca
Um evento do Partido Socialista Brasileiro (PSB), realizado nesta quarta-feira (17) em Curitiba, serviu para fazer um lançamento, ainda que não oficial, da candidatura de Luciano Ducci para a prefeitura da capital em 2012. O encontro ainda contou com a participação do presidente nacional do partido, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, do presidente estadual, Severino Nunes de Araújo, e representantes de partidos aliados ao atual prefeito de Curitiba.
Foi Araújo quem, pela primeira vez, pediu abertamente voto para Ducci e disse que ele era o candidato do partido. “Quero anunciar aqui o nome do Luciano Ducci como candidato à prefeitura de Curitiba. Vamos ganhar no primeiro turno”, afirmou. Mesmo com o anúncio feito pelo presidente do partido, Ducci desconversou. “Fico feliz com a lembrança em relação à eleição de 2012, mas todos me conhecem bem e ainda temos que trabalhar bem neste ano”, diz o atual prefeito.
O presidente nacional do partido, Eduardo Campos, também fez um discurso, em que falou das conquistas de Curitiba e da parceria com o governador Beto Richa (PSDB) com pouco entusiasmo. Sobre a candidatura de Ducci, Campos afirmou que “esta conclamação já está feita desde muito [tempo]”. Perguntado se a visita dele a Curitiba tinha como objetivo fazer a mobilização em torno de Ducci, Campos disse que o prefeito é o principal nome do partido na capital paranaense.
Araújo ainda lançou vários nomes de afiliados ao partido como candidatos a prefeito. Para São José dos Pinhais, o candidato é o deputado federal Leopoldo Meyer. O deputado estadual Reni Pereira deve concorrer para a prefeitura de Foz do Iguaçu. Ainda foram citados Wilson Quinteiro, para a prefeitura de Maringá, e Carlos Andrade, que disputaria a eleição em Campo Largo.