quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Deu na Gazeta do Povo e na Folha de Londrina


Presidente estadual do PSB lança Ducci como candidato à prefeitura de Curitiba

Por Fernanda Trisotto e Heliberton Cesca



Um evento do Partido Socialista Brasileiro (PSB), realizado nesta quarta-feira (17) em Curitiba, serviu para fazer um lançamento, ainda que não oficial, da candidatura de Luciano Ducci para a prefeitura da capital em 2012. O encontro ainda contou com a participação do presidente nacional do partido, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, do presidente estadual, Severino Nunes de Araújo, e representantes de partidos aliados ao atual prefeito de Curitiba.
Foi Araújo quem, pela primeira vez, pediu abertamente voto para Ducci e disse que ele era o candidato do partido. “Quero anunciar aqui o nome do Luciano Ducci como candidato à prefeitura de Curitiba. Vamos ganhar no primeiro turno”, afirmou. Mesmo com o anúncio feito pelo presidente do partido, Ducci desconversou. “Fico feliz com a lembrança em relação à eleição de 2012, mas todos me conhecem bem e ainda temos que trabalhar bem neste ano”, diz o atual prefeito.
O presidente nacional do partido, Eduardo Campos, também fez um discurso, em que falou das conquistas de Curitiba e da parceria com o governador Beto Richa (PSDB) com pouco entusiasmo. Sobre a candidatura de Ducci, Campos afirmou que “esta conclamação já está feita desde muito [tempo]”. Perguntado se a visita dele a Curitiba tinha como objetivo fazer a mobilização em torno de Ducci, Campos disse que o prefeito é o principal nome do partido na capital paranaense.
Araújo ainda lançou vários nomes de afiliados ao partido como candidatos a prefeito. Para São José dos Pinhais, o candidato é o deputado federal Leopoldo Meyer. O deputado estadual Reni Pereira deve concorrer para a prefeitura de Foz do Iguaçu. Ainda foram citados Wilson Quinteiro, para a prefeitura de Maringá, e Carlos Andrade, que disputaria a eleição em Campo Largo.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Preso casal acusado de matar o próprio filho


Do portal Paraná On Line
Está preso o casal acusado de torturar e matar o filho, de 1 ano e 9 meses, em Campo Largo. Gilmar Franco da Silva, 22 anos, e Vanessa Karvat Cavalheiro da Silva, 25, foram detidos na tarde de ontem, no centro do município, quando procuravam por um advogado.
A mulher confessou que batia no bebê, mas negou que o tenha matado, embora o laudo do Instituto Médico-Legal (IML) confirme que a causa da morte foram agressões.

Conforme foi apurado pela polícia, o crime aconteceu no final da manhã de quinta-feira, quando Vanessa tentava alimentar seu filho Gustavo. A mãe costumava se irritar com o filho quando ele não lhe obedecia.“Eu perdia a paciência e dava uns tapas nele”, admitiu, com bastante frieza. Porém, desta vez, a violência foi maior. “A criança sofreu traumatismos na barriga, teve órgãos internos lesionados e afundamento na cabeça”, declarou o delegado Haroldo Davison, titular de Araucária, mas que está cobrindo férias na delegacia de Campo Largo.

Engasgado


Gilmar não estava em casa na hora do crime, mas recebeu ligação da esposa, nervosa, dizendo que o bebê estava se engasgando com a comida. Ele diz que, quando chegou, Gustavo já estava morto.“Porém, as informações são que a criança estava agonizando e ele não teve atitude de pai para buscar socorro. Os dois se acovardaram e fugiram”, explicou o delegado. 

O casal avisou alguns parentes, que acionaram a polícia. O bebê foi encontrado morto, na tarde de sexta-feira. Desde então, os investigadores Juscelino, Gogola e Fernando iniciaram as buscas pelos pais. Gilmar e Vanessa responderão por homicídio, tortura, maus-tratos e omissão de socorro.


Falta de paciência resolvida no tapa


De acordo com a polícia, as agressões contra a criança eram constantes, principalmente por parte da mãe. Vanessa, que está grávida e tem outra criança, de 3 anos, admitiu que tinha dificuldade em se comunicar com o bebê e que perdia a paciência quando ele não obedecia. A mulher se disse arrependida das agressões. “Não matei o menino, ele morreu afogado com a comida”, alegou. No entanto, a certidão de óbito, emitida pelo IML, confirma que as causas da morte são “traumatismo no abdômen, ação contundente e agressão física”. Sobre o afundamento na cabeça do menino, Vanessa disse que não sabe como aconteceu.

Pai


Gilmar confessou que sabia das agressões, mas afirmou que eram esporádicas, e alegou que a mulher sofre de problemas mentais. O pai negou que batesse no bebê, mas, para a polícia, ele também é culpado do crime, porque não fez nada para impedi-lo.
“Deveria ter procurado uma psicóloga para ela”, admitiu Gilmar.O delegado contou que também vai investigar se o colégio ou o Conselho Tutelar sabiam das agressões e por que nada foi feito.

Carlos Andrade almoça hoje com Beto Richa e lideranças do PSB nacional



O suplente de Deputado Estadual e vice-presidente do PSB no Paraná, Carlos Andrade, almoça nesta quarta (17) com o Governador do Paraná Beto Richa, e o presidente nacional do PSB e Governador de Pernambuco Eduardo Campos. Na pauta Andrade deve recorrer à Richa quanto à disponibilização de recursos para o Município de Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba. Carlos é secretário de Saúde daquela cidade e vem desenvolvendo importante trabalho de organização no sistema de saúde público.

Já com Eduardo Campos a conversa se dará quanto ao trabalho de fortalecimento do PSB no Paraná. O presidente do PSB no Paraná, Severino Araújo, também participa do encontro. Richa, Campos, Araújo e Carlos Andrade vão debater a aliança entre os partidos para as eleições municipais do ano que vem. O PSDB de Richa forma a base do atual governo de Luciano Ducci, do PSB, candidato a natural a sucessão municipal em Curitiba.

Para Carlos Andrade, é importante que PSDB e PSB sigam com essa união. A visita de Eduardo Campos a Curitiba demonstra o interesse do PSB em manter as relações com os tucanos no Paraná.

O político campo-larguense tem se destacado por sua atuação dentro do PSB, participando das principais discussões em torno do crescimento da legenda em todo o 

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Betinho e Wilson Andrade querem notas do IDEB divulgadas nas escolas

Os vereadores Betinho (PMDB) e Wilson Andrade (PSB) pretendem dar uma importante colaboração na melhoria da qualidade de ensino da rede pública. Os parlamentares apresentaram na sessão desta segunda (15), o Projeto de Lei Nº 27/2011, que torna obrigatória a instalação, nas escolas da rede municipal, de placas contendo a nota alcançada pela instituição, bem como a nota global do sistema público de ensino na avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

Escolas passariam a informar, através de placas, a nota
alcançada na avaliação do IDEB.
Ambos relatam que a maioria dos pais e responsáveis não consegue avaliar o nível de ensino que está sendo ministrado aos seus filhos. Esta informação pode ser obtida através da internet, no portal do Ministério da Educação. Porém, Betinho e Wilson Andrade justificam: “Considerando o quantitativo de famílias carentes que nossas escolas atendem e que não tem acesso a essas informações eletrônicas, entendemos necessária a presente proposta legislativa”.


A matéria, segundo eles, tem por finalidade também permitir que pais, alunos e professores cobrem do Poder Público melhorias na qualidade do ensino que é ministrado naquele estabelecimento.

Sandra Marcon propõe projeto de implantação de postos de coleta de sangue

A vereadora Sandra Marcon (PP) apresentou na Câmara o Projeto de Indicação Nº 03/2011 que autoriza a Prefeitura a instalar postos de coleta de sangue no Município de Campo Largo.



O texto prevê a implantação de unidades fixas ou móveis, além da realização de campanha de conscientização nas Escolas e Unidades Básicas de Saúde (UBS).  
Hoje a coleta de sangue é realizada somente em laboratórios contratados pela Secretaria de Saúde.

Morte do bebê Gustavo: Conselho Tutelar foi omisso

O Conselho Tutelar de Campo Largo está na mira da Câmara de Vereadores. Após a morte do bebê Gustavo Karvat Franco da Silva, de 1 ano e 8 meses, ocorrido no ultimo dia 12, supostamente vitima de tortura e agressão pelos pais, os conselheiros serão investigados pelas autoridades por suposta omissão. O órgão teria sido informado sobre praticas de violência contra o pequeno Gustavo.

A criança foi encontrada no dia seguinte, abandonada no berço, com hematomas, mordidas e até marcas de queimadura, possivelmente causadas por bitucas de cigarro, visíveis em todo o corpo. Os pais estão foragidos.

O superintendente da Policia Civil, Juscelino Bayer, afirmou a reportagem da Tribuna que professoras da creche frequentada pela criança, após notarem sinais de espancamento no bebê, já haviam denunciado o caso à entidade: "Elas disseram que foram várias vezes ao Conselho, que foi omisso" - disse ele. 

O vereador Wilson Andrade (PSB) foi comunicado sobre a ocorrência de outros casos de omissão do Conselho Tutelar e pretende apurar os fatos.

Os conselheiros que hoje atuam no município foram os primeiros eleitos por voto popular. Antes, as vagas eram preenchidas através de indicação do Prefeito Municipal. 

Na época, a eleição para o Conselho Tutelar de Campo Largo foi marcada pelo envolvimento direto de vereadores e outros políticos locais. Populares denunciaram casos de transporte de pessoas para o local de votação, entre outros favorecimentos. 

Alguns dos conselheiros já declaram publicamente sua pretensão em disputar o cargo de vereador nas próximas eleições municipais.   

Vereadora revela: exposição de carros antigos foi negada pela Prefeitura

A vereadora Lindamir Ivanoski (PSL) revelou ontem (15) em plenário que a exposição de automóveis antigos  promovida pelo Clube Old Car de Campo Largo, por pouco não aconteceu. O evento, realizado no ultimo final de semana na Praça Getúlio Vargas, Centro de Campo Largo, reuniu milhares de visitantes. 

Lindamir contou que o requerimento enviado à Prefeitura foi negado. Porém, graças a insistência dos organizadores do evento foi possível sensibilizar o Prefeito Edson Basso.

Já Betinho (PMDB) ressaltou a importância de acontecimentos como esse para a população. Ele afirmou que dificilmente o Município oferece atrativos como esse, que mobilizam grandes multidões. 

Parabéns aos organizadores pela coragem, aos parlamentares pelo empenho e ao Prefeito Edson Basso pela sensibilidade em conceder a autorização.    

Darci comemora 1378 sessões

O vereador Darci Andreassa (PMDB) comemorou ontem a marca de 1378 sessões a que compareceu. Segundo uma consulta realizada pelo parlamentar à direção da Câmara, desde 1983, quando assumiu seu primeiro mandato, Andreassa faltou a apenas 13 sessões. 

Sem dúvida um recorde de comparecimento em plenário que dificilmente será alcançado no futuro.

Ele está voltando

O vereador Celsinho Açougueiro (PSDB), vitima de criticas e acusações do ex-vereador Nelsão, rebateu o comentário de um aliado do parlamentar cassado. "Ele está voltando" - disse o "chegado" do sindicalista. Celsinho prontamente retrucou: "Pode vir. A sessão é aberta ao público!" - exclamou o vereador tucano.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Sérgio Schmidt pode perder comando do PDT de Campo Largo

O Vereador Sérgio Schmidt pode estar deixando a presidência do PDT de Campo Largo. O empresário Silvano Zanlorenzi, ex-membro do PSDB, estaria assumindo o comando pedetista local. 

As informações vem de Curitiba. Silvano é grande amigo de Gustavo Fruet (sem partido). O ex-deputado federal estaria articulando sua ida para o PDT, de olho na disputa pela Prefeitura da Capital.   

Caso a informação se confirme, Schmidt, que comandava a sigla em Campo Largo há vários anos, sai enfraquecido na tentativa de reeleição em 2012.  

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Emídio Pianaro Jr. é o novo presidente do PSDC em Campo Largo

O PSDC realizou sábado, no plenário da Câmara Municipal de Campo Largo, convenção que definiu a nova executiva do partido no município. O ex-prefeito Emídio Pianaro Jr. , que recentemente assinou sua filiação à legenda, assume  presidência do diretório local. 

Emidinho, como é popularmente conhecido, era membro de longa data do PMDB, partido pelo qual foi eleito prefeito na década de 90. Militante respeitado no partido, Pianaro foi um dos grandes responsáveis pela coligação entre PMDB e PSB para as eleições de 2004, quando Edson Basso (então no PSB) foi eleito prefeito pelo primeiro mandato. Foi Emidinho quem articulou o apoio do na época Governador Roberto Requião à candidatura de Basso. 

Em 2005 assumiu a diretoria da Cocel e, em 2009, foi diretor da Comlar. No inicio do ano, Pianaro deixou o governo municipal e, consequentemente, o PMDB. Quando ainda estava na agremiação, Emidinho declarou ao Jornal Folha de Campo Largo seu desejo de concorrer à prefeito nas próximas eleições.  

Alegando falta de espaço no PMDB, Emídio aceitou o desafio de liderar o jovem PSDC, cujo principal nome até então era o do advogado Luiz Adão Marques, candidato a governador em 2006 e a deputado federal em 2010. 

Como expressa o amigo Haroldo Wöhl em sua coluna no Jornal O Metropolitano: "As nuvens mudam de formato a todo momento". 

Com mandato, mas sem gabinete

O vereador Betinho (PMDB) recém assumiu a vaga deixada pelo vereador cassado Nelsão (PMDB) e deu de cara com um problema: não ter onde despachar. O gabinete antes utilizado por Nelsão sequer foi desocupado. O ex-vereador segue desrespeitando as leis e descumprindo os pedidos da Câmara para solucionar o problema. 

Com o imbróglio, Betinho está empossado vereador, mas sem ter onde despachar com seus assessores. "Qualquer coisa a gente trabalha em casa mesmo, atendendo o povo" - explicou Betinho, ao final da sessão em que tomou posse, na ultima segunda (08). 

Além do gabinete, Nelsão também não devolveu a Câmara um aparelho de celular e um chip. Cada vereador recebe um desses aparelhos, parte de um plano corporativo de telefonia móvel contratado pelo Legislativo. 

Assessores da Câmara afirmam que ainda hoje (10) o impasse quanto ao gabinete do ex-vereador Nelsão será resolvido e, tão logo, Betinho poderá ocupa-lo.




terça-feira, 9 de agosto de 2011

Com discurso eloquente, Betinho toma posse na Câmara

O suplente da coligação PMDB/PHS, Betinho (PMDB), tomou posse neste segunda-feira (08) de uma cadeira na Câmara de Vereadores de Campo Largo. O pemedebista é o primeiro parlamentar a tomar posse no novo edifício da Câmara, inaugurado em 2009. Betinho assume a vaga deixada por Nelson Silva de Souza, o Nelsão (PMDB), cujo mandato foi cassado no ultimo dia 03 por quebra de decoro parlamentar.

Bastante emocionado, Betinho fez seu primeiro pronunciamento como vereador. Falou do apoio da família e contou um pouco de sua historia. Ele revelou que, apesar de perder seus pais quando ainda muito jovem (seu pai faleceu quando tinha apenas 09 anos de idade, sua mãe ao completar 12 anos), o novo vereador campo-larguense afirmou que jamais se entregou diante das dificuldades. “Prometi a eles e a mim mesmo que faria de tudo para me formar. Estudei muito, fiz sacrifícios e consegui construir uma vida de muitas conquistas” – conta.

Observado de perto pela executiva do PMDB de Campo Largo (Mário Rogiski, Chrystiane Chemin e Udo Schmidt prestigiaram a posse), Betinho exaltou a competência e a experiências dos colegas de plenário, e afirmou que trabalhará muito em prol da cidade.

O vereador Wilson Andrade elogiou o novo colega e destacou sua importância para o PMDB: "Ao ocupar esta cadeira você devolverá à bancada do seu partido sua importância na Câmara. O PMDB deve estar orgulhoso em lhe ter como representante nesta casa" - concluiu Andrade.

O Presidente do Legislativo Josley Andrade, disse que Betinho trará "sangue novo para a Câmara". 

Betinho alcançou 1171 votos nas eleições municipais de 2008. É formado em contabilidade e dirige uma empresa do ramo. Foi candidato a vereador em outras 2 ocasiões. 

Impacto Paraná: “Zidane de Campo Largo” é cassado por quebra de decoro parlamentar


O blog do jornal Impacto Paraná publicou matéria referente ao caso, com uma imagem inusitada e bem humorada, que ilustra bem o caso envolvendo o vereador Wilson Andrade e o ex-vereador Nelsão, do PMDB. Na capital paranaense o apelido de "Zidane de Campo Largo" pegou. Colunistas políticos de grandes jornais como Gazeta do Povo, Tribuna, entre outros, utilizaram da comparação com o craque francês para ilustrar o ocorrido.  


“Zidane de Campo Largo”. Este é o novo apelido do vereador Nelson Souza (PMDB), que deu uma cabeçada no vereador Wilson Andrade (PSB) dentro do plenário da Câmara Municipal de Campo Largo. Mesmo com sete votos pela cassação de “Nelsão Zidane” o advogado espera reverter e pedir a anulação da decisão.

A votação ocorreu em sessão extraordinária na Câmara na quarta-feira (3), e foi decidido pela cassação do mandato do vereador Nelsão. Ele era acusado por quebra de decoro parlamentar ao agredir outro vereador, Wilson Andrade, em março deste ano. Nelsão não se conteve ao ouvir as denúncias de Wilson e partiu para agressão que acabou com a cassação do mandato do “Zidane de Campo Largo”. Foram nove vereadores votantes, sendo sete pela cassação e dois pela absolvição. O procedimento agora é que a Câmara de Campo Largo deve informar a Justiça Eleitoral e consequentemente afastar o tal de Nelsão, inelegível por oito anos. O conhecido advogado Guilherme Gonçalves afirma que vai recorrer e pedir a anulação da sessão.

Uma vergonha a triste situação de Nelsão, que já havia sido afastado da Associação de Moradores na sexta-feira (29), e agora leva mais uma negativa dos representantes da comunidade. Apesar de não ir até a Câmara ele ficou sabendo por telefone e certamente nunca mais irá repetir a expressiva votação que teve na última eleição, quando obteve 3.820 votos. A alegria no plenário ficou por conta dos correligionários do suplente Betinho (Airton Roberto Vaz), que ficará com o lugar do “cabeceador” Nelsão.

Uma semana de baixo astral para Nelsão, pois foi afastado pela Associação dos Moradores e agora da Câmara Municipal. Triste fim para quem se tornou um líder sindical e se espelhou em Requião para se manter no poder.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Vereador Nelsão é cassado

Numa sessão tranquila, porém cansativa, o plenário da Câmara de Vereadores decidiu, por 7 votos a 2, cassar o mandato do vereador Nelson Silva de Souza, o Nelsão, do PMDB, por quebra de decoro parlamentar.

Foram quase 13 horas de julgamento, desde a leitura do processo, com quatro volumes e centenas de páginas, até a apresentação do relatório da Comissão Processante e os argumentos da defesa do denunciado. 

Nelsão entra para história, duplamente. Primeiro, por ter sido eleito vereador com a maior votação da história politica de Campo Largo. Segundo, por se tornar o segundo vereador a ter o mandato cassado pela Câmara. 

Com isso, Nelsão perde também os direitos políticos, ficando inelegível por oito anos.







Termina defesa de Nelsão

O advogado Guilherme Gonçalves terminou de expor ao plenário os argumentos em defesa do vereador Nelsão, do PMDB. 

É aguardado o inicio da votação pelos vereadores. Porém, a defesa de Nelsão pediu alteração nos quesitos a serem apreciados no plenário. O presidente da Câmara, Josley Andrade, suspendeu a sessão mais uma vez. Neste momento, vereadores, assessores jurídicos da Câmara e os advogados de defesa de Nelsão estão reunidos para tratar o assunto.  

Confusão: presidente expulsa três de julgamento

O clima fica cada vez mais tenso na Câmara de Vereadores de Campo Largo. A medida que se aproxima a votação do pedido de cassação do vereador Nelsão, os ânimos ficam exaltados. O Presidente da Câmara, Josley Andrade, expulsou três pessoas do plenário. Um deles, irmão do vereador denunciado, o outro, assessor parlamentar do vereador Wilson Andrade e um popular, conhecido como Tristão, candidato a vereador na eleição passada.

Ambos foram retirados por homens da Policia Militar e impedidos de voltar ao plenário.

Sérgio Schmidt culpa jornalista por repercussão de cabeçada de Nelsão

Sérgio Schmidt (PDT), fez um duro pronunciamento ha pouco, na tribuna da Câmara. Em defesa de Nelsão, Schmidt culpou este jornalista pela repercussão negativa da agressão cometida por Nelsão contra Wilson Andrade, na sessão do dia 21 de março.

O caso foi noticiado não apenas no Paraná, mas também em vários veículos de comunicação de todo o Brasil.  

Logo após Schmidt, Darci Andreassa (PMDB), também se pronunciou. 

Neste momento o advogado Guilherme Gonçalves finaliza a defesa do vereador denunciado. 

Há expectativa de que, dentro de 30 minutos, tenha inicio a votação.  

Advogado dá inicio a defesa de Nelsão no plenário

O aclamado advogado Guilherme Gonçalves deu inicio há pouco ao argumento de defesa do vereador Nelsão, do PMDB. 

Ele terá direito a duas horas para expor a defesa do parlamentar. 

Em seguida, o presidente da Câmara, Josley Andrade, abre a palavra para os vereadores. Cada inscrito terá 15 minutos para o uso da tribuna. Até o momento apenas Sérgio Schmidt (PDT) e Darci Andreassa (PMDB) estão confirmados no expediente. 

Mais informações a qualquer momento.

Caso Nelsão: carro de som é usado para intimidar suplente

O suplente de vereador pelo PMDB, Betinho, informou a Policia Militar sobre um carro de som que, por pelo menos 3 vezes, trafegou em frente ao seu escritório de assessoria contábil. Segundo Betinho, foram proferidas palavras de intimidação contra ele, através dos autofalantes do veiculo. 

Na Câmara foram recebidas várias ligações informando quanto a um carro de som trafegando por ruas da cidade, divulgando ofensas a vereadores e outras figuras politicas do município. Até mesmo membros e veículos da imprensa teriam sido citados neste carro de som. 

A Policia Militar destacou uma viatura para apreender o veiculo pelo crime de perturbação da ordem. 

Caso Nelsão: sessão é suspensa por uma hora

O Presidente da Câmara Josley Andrade, suspendeu a sessão extraordinária que julga Nelsão por quebra de decoro parlamentar por uma hora. O intervalo foi dado para que vereadores e demais servidores que atuam no julgamento pudessem almoçar. 

Durante a manhã foi lido o processo, que ao todo tem 4 volumes. A pedido da defesa de Nelsão, apenas trechos dele foram lidos em plenário. 

O relatório final da Comissão Processante também foi lido, na integra. Nele, o relator, Josley Andrade, e o presidente, Jorge Julio, afirmam que houve quebra de decoro parlamentar, configurando a pratica de infração politico administrativa. 

A partir das 14h00m, o plenário volta a se reunir para leitura do parecer em separado, apresentado pelo membro da CP, Sérgio Schmidt (PDT). 

Logo em seguida, será destinado o tempo de 2 horas para que os advogados de Nelsão apresentem sua defesa. A seguir, os vereadores inscritos farão o uso da tribuna. Até agora somente dois vereadores se inscreveram: Darci Andreassa (PMDB) e Sérgio Schmidt. 

A partir dai a mesa diretora colocará em votação a cassação ou não do mandato de Nelsão.  

EM PRIMEIRA MÃO: imagens do julgamento











Imprensa paranaense dará destaque à julgamento de Nelsão

Jornalistas de vários órgãos da imprensa curitibana fazem a cobertura do julgamento do vereador Nelsão, denunciado por quebra de decoro parlamentar, na Câmara de Vereadores de Campo Largo.

As rádios CBN, Ágape e Onda Livre, além das emissoras de TV, Rede Massa, Canal 21 e RPC TV, enviaram equipes. 

Os jornais O Metropolitano, Folha de Campo Largo e O Fato, todos locais, também estão presentes. Este ultimo lançará edição nesta quinta (04) com a cobertura total da sessão, que pode resultar na cassação do mandato do vereador pemedebista.  

Com gastrite, Nelsão não comparece a julgamento

Advogados de defesa do vereador Nelsão apresentaram ao Presidente da Câmara de Vereadores, Josley Andrade, atestado médico justificando a ausência do parlamentar. O documento, emitido pelo doutor Geórgio A. P. Barita, atesta que Nelsão foi acometido de gastrite e, por isso, está impedido de participar da sessão, que pode resultar a cassação de seu mandato. 

Começa julgamento de Nelsão na Câmara

Com cerca de 20 minutos de atraso teve inicio nesta manhã a sessão extraordinária que julgará o vereador Nelsão, do PMDB, por quebra de decoro parlamentar. Os arredores do edifício da Câmara de Vereadores foi cercado por viaturas da Policia Militar. No momento, 50 homens garantem a segurança no local. 

Logo na abertura da sessão, advogados de defesa do vereador Nelsão apresentaram um atestado médico justificando a ausência do denunciado. Além disso, pediram a suspensão dos trabalhos por 15 minutos para "tomar conhecimento" de novos documentos trazidos para a defesa. 

No auditório, pouco mais de 30 pessoas acompanham o julgamento. Muitos profissionais de imprensa realizam a cobertura do fato. 

Mais informações em breve. 

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Acovardado, vereador foge de julgamento

O vereador Nelsão, do PMDB, denunciado por quebra de decoro parlamentar, tenta fugir do julgamento do caso que pode resultar na cassação de seu mandato. Funcionários da Câmara tentaram, sem sucesso, localizar o vereador para notificá-lo da sessão extraordinária convocada pela Câmara Municipal para esta quarta-feira.

O presidente do Legislativo, Josley Andrade (PSC) afirma que, mesmo sem a presença de Nelsão, o julgamento correrá normalmente. Os advogados de defesa do acusado foram notificados, porém não confirmaram presença. A Câmara de Vereadores notificou a Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Campo Largo, quanto a possível ausência da defesa de Nelsão, durante a sessão. A OAB nomeou um advogado que, se necessário, procederá com a argumentação em prol do pemedebista.

Segundo a assessoria jurídica da Câmara, o julgamento poderá ocorrer legalmente, mesmo sem a presença do denunciado.

120 policiais mobilizados para julgamento de Nelsão

A medida visa evitar que atos de violência, como os ocorridos durante a sessão que votou o relatório da Comissão de Ética, se repitam. Naquela ocasião até mesmo um ovo foi atirado contra os membros da mesa diretora da Câmara.

A Policia Militar informou que mobilizará cerca de 120 policiais para cuidar da segurança durante a Sessão Extraordinária que julgará o vereador Nelsão, do PMDB, por quebra de decoro parlamentar, nesta quarta-feira, no município de Campo Largo, Região Metropolitana de Curitiba.

Unidades do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), Batalhão de Eventos e BpTran devem cercar as ruas ao redor da Câmara de Vereadores. Somente veículos oficiais e imprensa serão autorizados a estacionar no perímetro. Além disso, as pessoas que vierem assistir ao julgamento serão revistadas. A medida visa evitar que atos de violência, como os ocorridos durante a sessão que votou o relatório da Comissão de Ética, se repitam. Naquela ocasião até mesmo um ovo foi atirado contra os membros da mesa diretora da Câmara.

A Guarda Municipal de Campo Largo também foi acionada. Segundo o Presidente da Câmara, Josley Andrade (PSC), eles cuidaram do patrimônio público.

Nelsão vai a julgamento após a agressão cometida contra o vereador Wilson Andrade (PSB), ao final da sessão do dia 21 de março. O acusado desferiu uma cabeçada contra o colega, dando inicio a uma briga generalizada dentro do plenário.

O julgamento terá inicio às 08h00m, com a leitura do processo, na integra. A votação do relatório final da Comissão Processante pode ocorrer no final da tarde. Se aprovado, os vereadores poderão votar pela cassação ou não de Nelsão. Em ambos casos é necessária a maioria absoluta dos votos.

Se cassado, Nelsão pode ainda perder os direitos políticos por oito anos. 

Nelsão será julgado amanhã pelo plenário da Câmara

A Câmara de Vereadores de Campo Largo, cidade da Região Metropolitana de Curitiba, no Paraná, julga nesta quarta-feira (03), em sessão extraordinária, o processo que pode resultar na cassação do mandato do Vereador Nelson Silva de Souza, o Nelsão (PMDB). O parlamentar foi denunciado por quebra de decoro parlamentar pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB). No dia 21 de março, Nelsão agrediu em plenário o também vereador Wilson Andrade (PSB) com uma cabeçada. A noticia repercutiu em todo Brasil causando revolta da população.



A sessão terá inicio às 08h00m e, segundo o Presidente da Câmara Josley Andrade (PSC), deve se estender até o final da tarde. Um forte esquema de segurança será montado pela Policia Militar e a Guarda Municipal de Campo Largo. Tudo para evitar que os atos de vandalismo e intimidação ocorridos na sessão em que foi aprovado o relatório da Comissão de Ética, se repitam. Naquela ocasião, parentes e seguidores do vereador acusado interromperam a votação e atearam um ovo contra o presidente da casa. A sessão foi interrompida e os vereadores só retornaram ao plenário após a ação da Policia Militar. Ninguém foi preso.

Durante o andamento do processo, Nelsão contestou o vídeo que mostra a agressão contra Wilson Andrade. Segundo ele, houve montagem nas imagens e sensacionalismo da imprensa paranaense.

A Comissão Processante formada para julgar o caso contratou um perito para analisar as imagens, feitas pelo radialista João Amorim, bem como as matérias exibidas pelas principais redes de TV do Paraná. O resultado da analise comprovou que as imagens usadas como prova no processo não sofreram adulterações.

Para a sessão extraordinária o presidente convocou todos os vereadores. Até esta segunda, dia 01 de agosto, Nelsão não havia sido localizado por funcionários da Câmara para assinar o comunicado. A resolução que convoca a sessão de julgamento do caso foi publicada na imprensa local. O julgamento correrá mesmo sem a presença do acusado, informa a assessoria jurídica da Câmara.

Segundo o Presidente da Comissão Processante, Jorge Júlio (PSB), há argumentos suficientes para comprovar a quebra de decoro. O relator, Josley Andrade, deve recomendar a cassação do mandato de Nelsão no relatório final.

Ao todo serão 10 vereadores aptos a votar (o acusado, Nelsão, não tem direito a voto). Wilson Andrade, vereador que sofreu a agressão que originou o processo, deve optar pela abstenção de seu voto. Assim, o destino de Nelsão estará nas mãos de nove vereadores, bastando apenas cinco votos (maioria absoluta) a favor da cassação para resultar na perda do mandato do parlamentar. Nelsão pode ainda ficar inelegível por 8 anos.

Caso seja cassado, o sindicalista, que alcançou a maior votação em uma eleição para o poder Legislativo de Campo Largo (3.820 votos), será o segundo da historia da Câmara de Vereadores punido por quebra de decoro.

Com isso, assume o suplente Airton Roberto Vaz, o Betinho (PMDB). Ele, que é contador e empresário, alcançou 1.171 votos nas eleições municipais.



 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best WordPress Themes