Felipe Perussulo - DEPCOM
A falta de oportunidades para a juventude brasileira, especialmente, oportunidades de formação profissional e emprego, é fato constatado em diversos estudos e pesquisas. Recentemente o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, IPEA, publicou dados assustadores, indicando que os maiores índices de desemprego ocorrem entre os jovens brasileiros.
O Programa Aprendiz, realizado pela Prefeitura Municipal de Campo Largo, visa atender, em especial, aos adolescentes e jovens do Município contribuindo para a formação profissional e atende também às necessidades das empresas - que recebem apoio para cumprir a sua cota de contratação de aprendizes determinada pela legislação. O Programa visa parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC/PR) que tem a missão de educar para o trabalho em atividades de comércio de bens, serviços e turismo.
A prefeitura e o SENAC garantem a vários jovens a oportunidade de aprenderem e estarem inseridos, desde cedo, no mercado de trabalho. Os jovens entre 14 e 24 anos que desejam participar do programa, precisam estar cursando ou ter concluído a educação básica.
Esses aprendizes participam de um curso de qualificação na área administrativa. As aulas são ministradas no Provopar, no contra-turno escolar. Os jovens também realizam estágios nas empresas parceiras.
Segunda o art. 429 da CLT, as empresas devem definir uma cota de contratações destinada a aprendizes, entre 5% a 15%. “Essas empresas ajudam na construção da qualificação profissional dos jovens”, afirmou Viviane Cequinel, uma das responsáveis pelo projeto. A falta de vagas disponíveis inviabiliza a formação de turmas de cursos teóricos, lamenta Viviane.
Serviço:
Serviço:
As empresas que desejarem participar do programa podem entrar em contato com Viviane Cequinel ou Renata Archeleiga, pelo telefone: (41) 3292-2529 ou 3292-4091.
Com esse passo estarão oportunizando aos jovens a continuidade de seus estudos associada à inserção no mercado de trabalho e, deste modo, construindo uma vida melhor para todos.
0 comentários:
Postar um comentário